O Gato Siamês

O Gato Siamês

  • Animais

  • Sexta 23 Janeiro, 2015
  • 2997

Esta raça de gatos é muito falada, mas pouco conhecida. Geralmente associado a um gato de pelo claro com as patas, cauda, orelhas e mascara escura. 
No entanto o que caracteriza o verdadeiro siamês é principalmente a sua cabeça em forma de triângulo equilátero perfeito, o corpo elegante comprido e magro e o nariz comprido com a linha reta desde o cimo da cabeça, sem interrupções. Quanto às cores, na verdade os siameses podem apresentar algumas variedades aparte da já mencionada.
Quem tencionar comprar um siamês deve saber que estes gatos possuem um carácter muito forte e fazem sentir sempre a sua presença em casa. São gatos que gostam muito de companhia e não podem ficar sós muito tempo. Adoram ser acariciados e acarinhados e podem passar horas no seu colo. Estes gatos estão quase sempre ativos e bem-dispostos. 
Cuidados gerais mínimos e básicos comum a todos os gatos:
Ter disponíveis vários pontos de água fresca, LONGE DA COMIDA E DA CAIXA DE AREIA. Tal como os seus familiares selvagens, os leopardos, os linces, os gatos silvestres, os tigres, etc, todos os felinos não bebem água perto de onde comem, com medo de que a água esteja contaminada pelo alimento. E escusado será dizer que nunca comem onde urinam ou defecam;
Ter disponível arranhadores onde possam estimular as garras e afiar as unhas, se gosta de gatos não compre cortinas nem sofás caros;
Zonas elevadas para onde possam trepar, e repousar;
Zonas de retiro onde possam estar isolados sem que nada nem ninguém os perturbe;
Brinquedos com estímulos olfativos e estimulantes, frequentemente renovados já que os gatos rapidamente se desinteressam pelos brinquedos antigos e procuram novos estímulos;
As caixas de areia sempre limpas. E se tiver mais do que um gato deve seguir a seguinte regra quanto ao numero de caixas de areia: que deve ser igual ao numero de gatos mais uma. E devem estar separadas, tal como os bebedouros e comedouros.
Saiba que os gatos são caçadores solitários altamente territorialistas. Para ter mais do que um gato em casa, é importante que sejam dois irmãos da mesma ninhada ou mãe e filho.
O sofrimento nos gatos é invisível. O enriquecimento ambiental é vital para ter um gato feliz e saudável em casa. Caso contrário terá problemas de comportamento no seu gato, e consequentemente pela falta das referidas condições, e devido ao crescente stresse vão aparecer doenças e fortunas deixadas no seu veterinário.
Por último, um gato não é um cão pequeno. Pertencem ao universo dos felinos com tudo o que isso significa em termos etológicos. Se quiser encontrar respostas para o comportamento do seu gato, vai encontra-las se o comparar com uma pantera, um guepardo ou um puma por exemplo, nunca com um cão.

Paulo Torres 

Categorias

Publicações Populares

Ver todas as publicações

Últimas Publicações

Ver todas as publicações